III Encontro de Economia da UEPG

08, 09 e 10 de agosto de 2017

Minicursos

Confira os minicursos que serão realizados no evento.

A influência da sustentabilidade na estabilidade do mercado de capitais brasileiro e seus reflexos sobre o desenvolvimento econômico nacional
08/08/17 de 10:20 até 12:00

O presente minicurso tem como objetivo refletir sobre a importância do mercado de capitais no desenvolvimento econômico brasileiro e sobre as questões que influenciam em sua estabilidade, com destaque para a incorporação da agenda da sustentabilidade na estratégia das sociedades anônimas de capital aberto. Para tal, inicialmente se buscará situar os participantes a respeito da evolução dos debates em relação aos desafios que a comunidade mundial vem enfrentando no âmbito econômico e socioambiental, onde se questiona os limites do crescimento econômico e a necessidade de adoção de um novo modelo de desenvolvimento: o desenvolvimento sustentável. Posteriormente, se discutirá como o mercado de capitais é sensível à essa questão, evidenciando-se que as próprias Bolsas de Valores tem procurado dar o exemplo, incorporando a agenda da sustentabilidade em sua estratégia bem como têm empreendido esforços no sentido de motivar a adoção de um novo padrão de atuação das empresas listadas em bolsas, que incorporem práticas de boas governança, sobretudo, no que se refere à transparência, à adoção de princípios éticos e de critérios socioambientais, traduzidos numa conduta de responsabilidade compartilhada que leve em conta os interesses de todos os seus stakeholders. Espera-se que os participantes adquiram noções gerais sobre os reflexos do mercado capitais sobre o desenvolvimento econômico nacional bem como da importância da incorporação da agenda da sustentabilidade na estratégia das Sociedades Anônimas de Capital Aberto, diante da influência destas na estabilidade do mercado de capitais.

Apresentador: Marina Luiza Gaspar Wisniewski Graduada em Economia e Pedagogia. Doutora em Gestão Urbana. Docente do Departamento de Economia da UEPG.

Introdução aos Processos de Negociação
09/08/17 de 08:30 até 10:20

A negociação nada mais é que um processo no qual duas ou mais pessoas se relacionam com o objetivo de resolver pontos de vista diferentes e/ou acertar interesses. Todos nós estamos constantemente negociando com outros e, por vezes consigo mesmos. Negociar é escolher entre diferentes alternativas, buscando a harmonia nos diferentes interesses de todas as partes envolvidas. Este minicurso, de caráter introdutório, tem por objetivo estimular o desenvolvimento de habilidades de negociação e não tem natureza apenas teórica. Os alunos poderão vivenciar, na prática, processos de negociação e, em seguida, refletir sobre eles.

Apresentador: Emerson Martins Hilgemberg, Mestre e Doutor em Economia Aplicada (ESALQ/USP) e Docente do Departamento de Economia da UEPG.

Inovação e Plano de Negócios
09/08/17 de 10:20 até 12:00

O presente minicurso tem como objetivo esclarecer o conceito de inovação e diferenciá-lo de uma ideia, assim como construir um plano de negócios. Qualquer individuo pode ser um empreendedor, mas não basta ter apenas uma boa ideia é preciso realizar um bom plano de negócios. Observar as vantagens e desvantagens de um negócio, verificar se seu produto será aceito no mercado, souber quanto investir na ideia são algumas das questões que podem fazer a diferença se o empreendimento não irá fracassar. Espera-se que os participantes adquiram o conhecimento necessário para promover a possibilidade de abrir sua própria empresa ou crescerem na empresa onde atuam.

Apresentador: Renato Alves de Oliveira. Engenheiro Agrônomo. Doutor em Economia Aplicada. Docente do Departamento de Economia da UEPG.

Sistemas De Amortização De Dívidas/Financiamentos
10/08/17 de 10:20 até 12:00

Curso de natureza eminentemente prática. Tem como objetivo demonstrar a equivalência absoluta entre os sistemas PRICE, SAC, SAM, AMERICANO e o do Coeficiente De Financiamento Para Séries Não Periódicas. O curso será desenvolvido em 3 horas, com uso de Calculadora HP 12C e do aplicativo Excel da Microsoft, sendo necessário conhecimento básico de Matemática Financeira.

Apresentador: Paulo Roberto Godoy, Economista com Mestrado em Economia Industrial pela UFSC, Docente do Departamento de Economia da UEPG.

Introdução a Modelos Computáveis de Equilíbrio Geral
10/08/17 de 20:30 até 22:00

O objetivo central do curso é apresentar noções básicas sobre equilíbrio geral e, de modo particular, sobre modelos computáveis de equilíbrio geral. A abordagem de equilíbrio geral é bastante antiga, ampla e bem retratada nos livros-textos de microeconomia, porém, muitas vezes é dada pouca atenção a ela nos cursos de graduação ou mesmo na pós-graduação, por razões diversas. A aplicação empírica da abordagem de equilíbrio geral, pelo menos no Brasil, é ainda mais restrita (embora tenha crescido bastante nos últimos anos), se limitando a um número muito reduzido de pesquisadores e de cursos. Este curso procura oportunizar aos interessados um primeiro contato – embora muitíssimo breve – com a temática ”equilíbrio geral computável”, numa tentativa de, quem sabe, inspirar futuros pesquisadores a se aventurarem por este vasto e desafiante campo de pesquisa da Economia.

Apresentador: Cárliton Vieira dos Santos, Economista, Doutor em Economia Aplicada pela Esalq/USP e Docente do Departamento de Economia da UEPG.