V Encontro de Economia da UEPG

A economia brasileira em perspectiva

De 27 a 29 de Agosto de 2019

PALESTRAS

Análise da conjuntura Econômica do Brasil

Ivan Colangelo Salomão

Data: 27/08/2019

Horário: 10:00

Local: Sala do Departamento de Economia

Professor do Departamento de Economia e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico Universidade Federal do Paraná (UFPR). Editor da Revista de Economia (UFPR) e editor-adjunto de Análise Econômica (UFRGS) e História Econômica & História de Empresas (ABPHE).

Meios de pagamento digitais e a Teoria Econômica

Jefferson D. P. Bertolai

Data: 27/08/2019

Horário: 19:00

Local: Grande auditório – UEPG Campus Central

Professor e Pesquisador da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP). Possui graduação em Economia pela Universidade de São Paulo (2006), mestrado em Economia pela Fundação Getúlio Vargas (2009) e doutorado em Economia pela Fundação Getúlio Vargas-FGV/ EPGE-RJ(2012). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Teoria Monetária e Bancária, atuando principalmente nos seguintes temas: instabilidade bancária, distribuição de liquidez e criptomoedas & blockchain. Desde 2018 é coordenador do Laboratório de Economia, Matemática e Computação (LEMC-FEARP/USP).

50 Anos da Abordagem Econômica do Crime e Punição de Gary Becker (1968): História, Teoria, Evidências e Avanços.

Marcelo Justus dos Santos

Data: 29/08/2019

Horário: 19:00

Local: Grande auditório – UEPG Campus Central

Mestre (2006) e Doutor (2012) em Economia Aplicada pela Universidade de São Paulo. Foi Visiting Scientist na Harvard University (2018). Atualmente é Professor do Instituto de Economia da UNICAMP, onde também é professor permanente do programa de pós-graduação em Economia, coordenador e professor da especialização em Direito e Economia. É membro e atual diretor acadêmico da Associação Brasileira de Direito e Economia (ABDE). Realiza pesquisas em Análise Econômica do Direito aplicado estatística e econometria. Atualmente, suas pesquisas focam em assuntos da economia do crime e da economia da corrupção.